Up next

MORENO & MORENINHO - JOÃO BOIADEIRO

1 Views· 02 Aug 2020
Aryel Narvasa
Aryel Narvasa
0 Subscribers
0

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL! Participe deixando seu like e comentando nos vídeos.

https://www.youtube.com/watch?v=_PLCXu1JZEc

Música: João Boiadeiro
Artista: Moreno e Moreninho
Composição de: (Moreninho)
Álbum: Coração de Caboclo
Gênero: Sertanejo Raiz, Moda Campeira
Ano: (1968)

JOÃO BOIADEIRO, Este lindo rasqueado foi gravado em 1968
nas vozes melodiosas e marcante desses "artistas veteranos"
astros caboclos que são MORENO E MORENINHO.
A saudosa dupla de violeiros das folias e congadas,
conhecida como. A dupla mais ouvida do Brasil.

Em 1968, os irmãos Pedro Cioffi (1925-1995) e João Cioffi (1927-2008), da dupla caipira Moreno e Moreninho, cantaram para todo o país a história da primeira operação de transplante cardíaco realizada no Brasil, imortalizada por eles nos versos do rasqueado João Boiadeiro, autoria de Moreninho.
Embora obtivesse sucesso na época, a canção não recebeu maior destaque na gravação, saindo na oitava faixa, no Lado B do Long Play Coração de Caboclo, lançado pela gravadora Continental. Talvez porque o paciente morresse 28 dias depois do transplante!

O transplante foi realizado na manhã do dia 26 de maio de 1968, em São Paulo, pelo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (1912-1993), auxiliado por 41 especialistas, entre cirurgiões, anestesistas, cardiologistas e enfermeiros.
O cirurgião transferiu o coração do jovem Luis Ferreira de Barros, vítima de atropelamento, para o peito do matogrossense João Ferreira da Cunha, 23 anos. Conhecido por João Boiadeiro, o vaqueiro morreu de rejeição imunológica, uma complicação na época, hoje praticamente inexistente.

Arquivo da Folha de S.Paulo
João Ferreira da Cunha, segundo a imprensa, na época, padecia de problemas cardíacos e fora a São Paulo para tratamento, procedente do Mato Grosso (a divisão do estado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul viria em 1979), onde trabalhava como vaqueiro em várias fazendas, especialmente no município de Maracaju, atualmente no Mato Grosso do Sul.
A saída do vaqueiro das terras pantanais, o abandono da lida com o gado, sua chegada a São Paulo e o transplante foram cantados por Moreno e Moreninho.

Show more

 0 Comments sort   Sort By


Up next